Pages - Menu

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Grandes nomes: Chubby Checker


Na nossa primeira postagem temática, falaremos sobre um dos grandes nomes da música dos anos 60: o americano Chubby Checker.




Seu nome real era Ernest Evans, nascido em 3 de outubro de 1941 em Spring Gulley, Carolina do Sul. Sua carreira musical começou cedo: aos 8 anos, ele formou um grupo harmônico que se apresentava nas ruas. Ao entrar no high school, já sabia tocar piano, além de imitar grandes cantores daquele tempo, como Jerry Lee Lewis, Elvis Presley e Fats Domino.

Depois da escola, Evans passou a entreter clientes em seus vários empregos. Em um destes empregos, seu chefe deu-lhe o apelido de Chubby (gorducho, em inglês).



Foi um dos seus chefes que introduziu "Chubby" ao show biz. Henry Colt ficara profundamente impressionado com a performance do jovem Ernest que o apresentara a Karl Mann, compositor que trabalhava na Cameo Parkway Records. Eles conseguiram que Chubby fizesse uma gravação com Dick Clark, apresentador de um programa de TV. Nesta gravação, através de uma brincadeira com a esposa de Dick, Chubby adotou definitivamente o nome artístico que levaria para o resto de sua carreira. A gravadora assinaria o contrato dele algum tempo depois.

O primeiro single de Chubby Checker foi "The Class", que ficou na posição 38 das paradas de sucesso de 1959, uma posição de relativo sucesso para um cantor iniciante. Logo em seguida, no verão de 1960, Chubby apresentou a sua versão para  "The Twist". Ele tinha, então, 18 anos. A música foi um absoluto sucesso, tendo chegado ao topo das paradas musicais, embalada pelo sucesso das aparições de Chubby no programa The American Bandstand, de Dick Clark.

Inicialmente, ele não queria lançar muitos sucessos dançantes, o que lhe causou certo incômodo pelo sucesso. Entretanto, ele continuou lançando suas músicas agitadas, como "The Hucklebook", "The Fly", "Dance the Mess Around", e "Pony Time", sua segunda música que chegou ao topo. Mas a sua música mais marcante viria algum tempo depois.

Em 1961, a música "Let's Twist Again" não só chegou ao topo das paradas de sucesso, como rendeu a Chubby Checker o Grammy de melhor canção solo de Rock N' Roll. 

Aos 22 anos, Chubby já era milionário. Casou-se em 1963 com Catharina Lodders, uma modelo de 21 anos de idade. Ela chegou a vencer o concurso de Miss, em 1962. 

Até 1965, ele lançou várias canções, sempre entre o top 40 das paradas musicais, fazendo apresentações frequentes em clubes de músicas dançantes. Este mesmo período, com a ascenção e a "invasão britânica" nas paradas americanas, culminou com o fim do estrondoso sucesso de Chubby, que, até o final da década de 60, fez tours e gravações pela Europa.

Problemas legais na gravadora fizeram com que grande parte das músicas de Chubby se tornasse indisponível no começo dos anos 70, o que fez com que a maioria das compilações de Chubby Checker fossem compostas por regravações. E desde então, ele ficou ausente das paradas de sucesso por muito tempo.

Foi em 1987 que ele regravou, junto com o grupo The Fat Boys, a canção "The Twist", lançando-a com relativo sucesso. Ele continuou na cena, apresentando-se com regularidade. Em 2008, The Twist seria considerada pela revista Billboard o maior hit de todos os tempos. Em julho do mesmo ano ele voltou a surpreender, com um single que chegou ao número um das paradas de Dance Music, e top 30 na Adult Contemporary: Knock Down The Walls.

Ele continua na ativa, e lançou em 2013 a balada Changes no iTunes, trazendo um lado mais sério para o Chubby Checker que todos estavam acostumados a ver nas paradas de músicas agitadas.

Várias de suas músicas embalaram e ainda embalam festas, bailes e eventos dedicados às músicas do passado! Você confere abaixo dois clipes dos maiores embalos da carreira de Chubby Checker:


The Twist:


Let's twist again:


e aqui um bônus: a sua música de 2008, Knock Down The Walls:

Nenhum comentário:

Postar um comentário